Uma curiosidade: fazendo uns testes com o Google Maps rodando em um Nokia 6120c na rede da Claro percebi que a precisão do recurso "Meu Local" varia bastante se estamos conectados por 3G ou por GPRS/EDGE.
Acima está a margem de erro do Google Maps quando estamos conectados por GPRS/EDGE, em torno de 1700m.
Acima está a margem de erro do Google Maps quando estamos conectados por 3G, em torno de 3300m, ou seja, quase o dobro da obtida com GPRS/EDGE.
Claro que em ambos os casos a precisão não chega nem perto da necessária para se localizar numa cidade.
Será que a maior margem de erro é devido à freqüência utilizada pela Claro no 3G em SP (850mhz) ou se é intrínseca à tecnologia 3G? Alguém poderia fazer o teste com um celular 3G na freqüência de 2100mhz?
Pesquisa Google
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Isso deve depender muito, pois uso a rede 3G da TIM em SP (2100 MHz) e a precisão inicial nunca é maior do que 1400 metros no GMaps. PS: Nunca parei para comprar com a conexão em GPRS/EDGE.
Eu uso a TIM em 2100 aqui no Rio de Janeiro e cobertura já é 3G em quase todos os lugares que eu passo. Raramente vejo o "E" aparecer no lugar do 3G.
Em alguns lugares já consegui uma precisão de menos de 100m e algumas vezes acertou até o lado da rua que eu estava. Nem uso mais meu GPS Bluetooth.
provavelmente tem alguma relação ao tamanho da célula, que é bem maior na freqüência de 850mhz da Claro.
Postar um comentário