Pesquisa Google


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Palringo - Push-To-Talk no seu celular


Estou fazendo alguns testes com o serviço Palringo (http://www.palringo.com), mais um multi-IM compatível com o MSN, ICQ, Google Talk, etc. como o Fring e o Nimbuzz.
Entretanto, o recurso que achei mais interessante é a capacidade de mandar mensagens de voz de maneira similar ao Push-To-Talk da Nextel, ou seja, quem quer falar aperta um botão, "grava" sua voz e manda para os ouvintes.
Mais uma similaridade com o Nextel é a capacidade de mandar a mesma mensagem de voz para um grupo de ouvintes simultaneamente, o que pode ser uma maneira eficiente de fazer chamadas em conferência com várias pessoas.
Durante meus testes notei que o lag das mensagens de voz é bem reduzido, logo após o usuário "apertar o botão" e começar a falar os outros usuários são avisados que irão receber a mensagem de voz.
De acordo com informações do desenvolvedor, o Palringo é bastante frugal com o consumo de dados sendo que 1 MB permitiria aproximadamente 15 minutos de mensagens de voz. Imaginando o uso do serviço em roaming internacional de dados oferecido pelas operadoras celulares à um custo médio de R$35,00 por MB daria cerca de R$2,30 por minuto, valor bem razoável para falar com o Brasil ou com outros países. Se feito por algum hotspot gratuito então...
Outra observação, que atrapalha um pouco o uso do Palringo, é que ele deve estar rodando no smartphone para receber chamadas, transmitindo e recebendo dados com os servidores do serviço. Isto acaba tendo um impacto significativo na duração da bateria. Nos meus testes, deixei o Palringo rodando no meu Nokia E71 por 4 horas sem mandar nenhuma mensagem e ele acabou transmitindo aproximadamente 400kb (obs: o meu programa de email estava rodando também e isto deve ter distorcido os dados), além de reduzir o nível de carga da bateria em aproximadamente 40% no período. A solução é uma pequena troca de sms para que as partes interessadas em conversar acionem o Palringo em seus gadgets.
O Palringo possui versões compatíveis com o iPhone, Nokia S60, Android, Blackberry, Palm, Windows Mobile e Java, além do Windows e Mac.
O site do programa oferece uma página com todas as opções para efetuar o download em cada plataforma suportada.
O QRcode para baixar o programa diretamente é:
qrcode

Nenhum comentário: