Pesquisa Google


sexta-feira, 6 de junho de 2008

uFind - Serviços (parte 2)

O programa uFind, desenvolvido pela empresa brasileira Kwead, é um veterano no mundo de aplicações para celulares. Em um post anterior fiz uma pequena análise da funcionalidade de mapas do programa.
Além deles, o programa oferece uma gama de serviços baseados na localização do usuário (LBS - Location Based Services), como busca de bares, restaurantes, hotspots, entre outras opções.
Uma característica importante do uFind a ser considerada é que as informações destes estabelecimentos são fornecidas pelos próprios usuários cadastrados através do site do serviço (http://www.ufind.com.br). Ou seja, a exatidão da informação depende de quem a disponibilizou.

Toda busca do uFind se baseia na informação da localização atual do usuário, que pode ser obtida pelo GPS (caso o mesmo possua o GPS integrado ou conectado por bluetooth) ou informada manualmente, como nas telas abaixo.

No exemplo, coloquei uma rua famosa na cidade de Bauru pelos seus botecos. O uFind oferecerá uma lista de resultados semelhantes ao informado.

Aí reside uma falha do uFind, ou ao menos dos fornecedores de mapas. Na maioria das cidades brasileiras os mapas ainda são imprecisos, sem informações de numeração, por exemplo. Observe que o uFind apresentou vários trechos da rua procurada sem diferenciá-los.
"Chutando" um dos trechos, será apresentada uma tela com vários resultados da pesquisa próximos ao local. Note que no canto superior direito existe a informação que existem mais 4 resultados próximos, que podem ser acessados apertando a tecla direcional do seu aparelho para a direita ou esquerda.

É possível obter mais informações sobre o estabelecimento localizado selecionando "Veja mais detalhes".

Também é possível mostrar um mapa com a localização aproximada do estabelecimento pressionando "Menu" e "Mapas".

Além do serviço de pesquisa, o uFind oferece a previsão do tempo para os próximos 3 dias.

Também oferece informações do trânsito das principais avenidas de algumas cidades, no exemplo, São Paulo - SP.


Cabe ressaltar que periodicamente a Kwead tem lançado novas versões do programa uFind agregando mais funções interessantes, o que é louvável pois trata-se de um programa gratuito. O único custo do usuário é a transmissão de dados pelo celular.

Nenhum comentário: