Pesquisa Google


segunda-feira, 12 de maio de 2008

uFind - Mapas e Rotas (parte 1)

O programa uFind, desenvolvido pela empresa brasileira Kwead, é um veterano no mundo de aplicações para celulares. Entretanto ele nunca fora bem "dissecado" pela mídia, mostrando suas funções, virtudes e pequenos defeitos, algo que irei escrever neste e em próximos posts.
A primeira providência ao rodar o uFind é definir a cidade em que desejamos as informações, conforme as telas abaixo.

Nas primeiras versões o uFind apenas funcionava nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na versão 1.5 atual, a quantidade de cidades cobertas pelo programa realmente impressiona. Infelizmente não é possível afirmar que todas as informações dos mapas estejam 100% corretas, mas qualquer ajuda é melhor que nada quando o usuário encontra-se perdido numa cidade estranha...
As funções básicas do uFind são mostrar mapas e traçar rotas. Para utilizar a primeira basta informar o nome da rua e o número desejado que o programa indicará alternativas próximas, se houverem, e desenhará o mapa da região.

Uma falha do uFind é que ele não localiza o número exato do endereço que o usuário está procurando, mas apenas mostra uma lista de numerações próximas. Além disso, o mapa gerado é movimentado através das teclas de direção do celular de maneira contrária a que julgamos correta, ou seja, apertando para a direita o mapa se move para a esquerda, o que é estranho.
O uFind também permite traçar rotas entre dois locais, basta definir a origem e o destino.


A rota gerada pode ser vista através de instruções de texto ou graficamente através do mapa.


No mapa exibido aparece outra falha do programa pois ele não mostra a rota calculada ressaltando as vias utilizadas, mas apenas mostra o ponto onde ocorre uma mudança de direção.
Num próximo post serão mostradas as funções de busca de POI (Point of Interest) nas proximidades de um local.
Segue o QRcode para acessar baixar o uFind.
qrcode

Um comentário:

Alessandro disse...

Por coincidência comentei ontém sobre o U.Find no meu blog em um post sobre programas do N95 para viagem. Dá uma olhada lá:
http://npossibilidades.wordpress.com/