Pesquisa Google


quinta-feira, 1 de maio de 2008

Guias de Campos do Jordão/SP no Opera Mini

Bem, o frio está chegando e com ele mudam as opções de passeios, sai a praia e entra a montanha.
Para os paulistas, a expressão máxima do turismo de inverno no estado é a cidade de Campos do Jordão, que no inverno se torna uma extensão dos bairros mais chiques da capital.
Praticamente não existem guias impressos da cidade, sei que existem alguns que listam passeios ("escapadas") partindo da capital a distâncias de até 100-150km. Assim, acredito que a melhor fonte de informações turísticas sobre Campos do Jordão é a internet.
Pesquisando no Google, localizei vários guias online da cidade. Claro que como sempre, com milhares de fotos, tabelas, gif animados, javascript, etc... Tudo para carregar a página, aumentar o tráfego de dados e a conta... Além do mais, os resultados que apareceram primeiro aparentaram mais serem "listas telefônicas" que só mostravam os endereços que haviam contratado o serviço.
Mas um deles se destacou: o "Suíça Brasileira.com" (nome sugestivo). As principais características que o diferenciaram foram as listas mais abrangentes de restaurantes, hotéis, pousadas e passeios. Por exemplo, na data que escrevo este post contei 9 restaurantes italianos, 6 de cozinha contemporânea, 5 pizzarias e 4 churrascarias, entre outras especialidades. Todos com endereços e telefones para contato, o que pode ser muito útil para fazer reservas ou obter mais informações. Infelizmente não há análises dos locais listados, assim valem as recomendações de conhecidos para escolher os locais.
O Suíça Brasileira.com possui informações sobre opções de passeios em Campos do Jordão, inclusive com os preços dos mesmos, sugestões de compras, listas de caixas eletrônicos, hospitais e pontos de taxi. Também apresenta imagens das câmeras situadas na estrada de acesso à cidade e a previsão do tempo.
A navegação do Suíca Brasileira.com através do Opera Mini não foi difícil no modo "Mobile View", pois o menu para a escolha das seções fica bem no começo da página, com o conteúdo situado mais abaixo.

Movendo para baixo aparecem os links para as listas de hotéis, restaurantes, passeios, etc.

Selecionando "Restaurantes" será aberta outra página. Movendo-a para baixo aparecerão as especialidades.

Selecionando uma especialidade será aberta outra página. Movendo-a para baixo aparecerão a listagem dos restaurantes que correspondem à especialidade desejada.

Também não foram encontrados links no site que não funcionaram no Opera Mini, o que geralmente ocorre quando são usados recursos "heterodoxos" de programação html.
O único porém foram as imagens das câmeras da estrada, que ficaram estáticas, ou seja, sem atualizaçào automática no Opera Mini. Também não é possível acessar uma página específica que mostre as outras imagens agrupadas.

Concluindo, considero que o guia Suíca Brasileira.com possui conteúdo adequado para os visitantes da cidade de Campos do Jordão bem como é perfeitamente utilizável em telefones celulares através do Opera Mini.
O endereço do site é http://www.suicabrasileira.com
Segue o QRcode para acessar este site diretamente do celular.

Veja também outras opções de "Guia Campos do Jordao" no Google.

Nenhum comentário: