Pesquisa Google


sábado, 6 de setembro de 2008

Dúvidas de um leitor

Um leitor do blog que vai viajar me fez algumas perguntas e achei interessante publicá-las juntamente com meus comentários:

1 - Estou pensando em usar meu E62 ou um N95 com o Nokia Maps como GPS. Porém quando testei o Maps com um N95 de um amigo meu ele me pareceu bastante devagar em criar as rotas (principalmente quando você sai da rota pré-estabelecida). Você recomenda algum outro navegador (já tentei o Nav4all mas ele dá instruções com muitas falhas)? Você sugere algum outro telefone?

Eu já usei o Nokia N95 em duas viagens como o GPS "oficial" e não tive problemas de demora no cálculo e recálculo de rotas. Lembrando que os primeiros N95 possuiam uma versão de firmware que demorava bastante para obter as coordenadas de localização. Este problema foi sanado nas versões mais atuais do firmware do aparelho, que pode ser instalado através do Nokia Software Updater.
Para acelerar o uso do Nokia Maps sugiro:
a. pré-instalar os mapas e comandos de voz dos países a serem visitados através do Nokia Map Loader, que pode ser baixado aqui;
b. habilitar o A-GPS no aparelho para que ele possa receber informações que agilizam o cálculo da posição;
c. habilitar a transmissão de dados GPRS/EDGE/3G para que o A-GPS possa obter as informações dos servidores da Nokia;
d. comprar um suporte baratinho de celular para o para-brisa, permitindo que a antena do GPS tenha uma visada sem obstáculos;
e. leve um carregador veicular pois o GPS "come" bateria.
Agora estou usando um N82 que possui uma antena GPS melhor localizada e muito mais memória que o N95, o que deixa o funcionamento do Nokia Maps bem mais estável.

2- Outro ponto é sobre o SIM card. Achei interessante a solução proposta da operadora 3 (que também tem cobertura na Itália), porém minhas dúvidas é sobre como posso comprar este SIM? Você comprou diretamente na Inglaterra? Existe alguma maneira de comprar diretamente do Brasil? Você conhece alguma outra solução?

Eu comprei o simcard da 3 através do eBay UK e ele foi despachado para o Brasil por carta normal. Não sugiro comprar este simcard pois é necessário fazer uma recarga de 10 libras e os cartões de recarga somente podem ser encontrados no Reino Unido.
Se você dominar a língua italiana, acredito que seja possível comprar o simcard no eBay local (http://www.ebay.it).
Mas também é bem fácil comprar um simcard ao chegar no país visitado, em alguns se pode encontrá-los nas bancas de jornal dos aeroportos juntamente com os cartões de recarga.
Na viagem que estou fazendo, acabei comprando um simcard da Vodafone na Hungria, bastou ir numa loja da operadora com o passaporte em em menos de 10 minutos já estava com ele habilitado. Mesmo sem falar húngaro (que como diz o Chico Buarque, é uma língua que até o diabo respeita...) e com uma atendente que não falava inglês ou português...
Sugiro ativar o roaming de dados da sua linha do Brasil para usar o Nokia Maps sem um chip de lá, se os mapas já estiverem na memória o tráfego de dados é bem baixo, menos de 100kb o que daria R$7 por rota calculada. Dá para quebrar o galho até comprar uma linha local.
Você pode encontrar mais informações sobre as operadoras no Prepaid Wireless Internet wiki nos tópicos sobre os países a serem visitados.

Agradeço se puder me ajudar na preparação desta viagem.

Obrigado desde já!
Adriano

Nenhum comentário: