Pesquisa Google


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Roaming internacional pré-pago da Claro

A Claro liberou o serviço de roaming internacional para clientes pré-pagos no Uruguai e no Paraguai.
Cabe ressaltar que as tarifas de voz são bem altas, sendo muito mais vantajoso se comunicar através de torpedos (R$0,84 para enviar e de graça para receber). Para ter mais informações acesse o site do serviço.
Ou então comprar um simcard de alguma operadora local para falar por lá... Mais dicas sobre as operadoras podem ser obtidas no "Prepaid Wireless Internet wiki".

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Em Duas Rodas com Ewan Mc Gregor

Esta é para quem tem o canal National Geographic em sua Tv a cabo. Todas as quintas às 22h está sendo transmitido o programa "Em Duas Rodas com Ewan Mc Gregor", que mostra uma viagem de motocicleta da Escócia até a África do Sul.
Quem não conhece, o ator Ewan Mc Gregor foi o Obi-Wan Kenobi num filme obscuro chamado Star Wars...
Agora, o que este programa tem a ver com o blog Viajando na Maionese Móvel? Simples, a navegação GPS no percurso foi feita com o celular Nokia 6110 Navigator! A Nokia é uma das patrocinadoras do programa e em várias cenas o aparelho aparece sendo utilizado.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nos seguintes links:
http://www.longwaydown.com/
http://natgeo.uol.com.br/especiais/emduasrodas/

terça-feira, 23 de setembro de 2008

3G pré-pago na Argentina

A Movistar da Argentina disponibilizou para clientes pré-pagos Movistar Activa o acesso 3G (paquetes Movistar).
Achei meio "trabalhoso" o sistema deles, onde o cliente deve mandar um sms para o número 2345 com a palavra "DATOS" para receber 1MB válidos por 7 dias não renováveis automaticamente. Pelo menos o valor do MB, em torno de R$3 por MB não é caro caso o uso seja apenas para usar o Opera Mini ou obter informações do A-GPS nos celulares Nokia. Mas não é ainda viável para acesso no notebook, por exemplo.
Mais informações no Prepaid Wireless Internet wiki e no site da Movistar.

domingo, 21 de setembro de 2008

Vamos a la playa! adaptado para o iPhone/iPod Touch


O meu site Vamos a la playa! que mostra as câmeras das estradas que levam ao litoral paulista e a Campos do Jordão num formato mais facilmente "digerível" pelos navegadores internet de celulares agora está adaptado para o iPhone/iPod Touch.
Anteriormente o Safari do iPhone/iPod Touch achava que o site precisava de uma resolucão 1024x768 e mostrava a página escalada para tal. Agora a visualização do Vamos a la playa! está correta.
Além disso:
1. Alterei a navegação entre as páginas, cujos links para os trechos anteriores e posteriores estão após as imagens das câmeras;
2. Coloquei alguns ícones para facilitar a visualização se o trecho é no sentido capital-interior ou vice-versa;

3. Clicando em uma foto do trecho a página inteira é atualizada com as imagens mais recentes;
4. Coloquei um link na página inicial para o site da seguradora Porto Seguro com as condições do trânsito de SP e das rodovias, juntamente com as informações do DER-SP, DERSA e UOL.
O endereço do site é http://eduakira.sites.uol.com.br/valp/valp.htm. Segue o QRcode para acessar o site:
qrcode

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Geotagging no Flickr

Um dos recursos mais legais do Nokia N82 é a possibilidade de gravar as coordenadas de localização nos arquivos das fotos, o chamado "geotagging". Assim, ao publicá-las em sites que suportem este recurso, como por exemplo o Flickr, é possível visualizar num mapa o local onde elas foram tiradas.
Bom... tirei muitas fotos com o geotagging ativo no N82, usei o Share Online para transmití-las para a minha conta do Flickr e... nada de mapas com a localização das mesmas...
Fuçando no Flickr descobri que para habilitar o recurso de visualização de imagens num mapa é necessário alterar uma configuração do serviço para ativar a importação dos dados de localização. Para isso, faça o seguinte:

1. Entre na sua conta Flickr;

2. Logo abaixo do logotipo do Flickr, clique na seta ao lado do "You" para abrir o menu e selecione "Your account";

3. Será aberta a página de "Personal Information". Clique em "Privacy & Permissions";

4. Em "Defaults for new uploads", procure a configuração "Import EXIF location data" e clique em "Edit";

5. Marque a caixa "Yes please, that would be lovely." e clique em "Save".

A partir daí, toda imagem que for carregada no Flickr com informações do local onde ela foi tirada irá aparecer no mapa.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Procure no Google Maps, navegue no Nokia Maps

Bela dica do N Possibilidades!
O Google Maps permite a gravação dos resultados de suas buscas como favoritos no próprio celular, sendo que os mesmos aparecerão como Pontos de Interesse no Nokia Maps.
Mais info no post do N Possibilidades!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

As dicas do blog funcionaram???

Bom, depois de uns dias para ajustar o fuso horário, desfazer as malas e colocar o trabalho em dia, resolvi fazer um pequeno balanço de quais dicas que postei aqui no meu blog que funcionaram, bem como as que me deixaram na mão...
Em primeiro lugar, cito o Metro, programa gratuito com redes de transporte público de várias cidades do mundo. Não foi a primeira vez que usei o programa em uma viagem e como sempre ele foi de grande valia para me locomover pelas cidades. A única ocasião que não pude contar com ele foi depois da meia-noite em Budapeste, pois não havia informações sobre os ônibus noturnos...
Para resolver o problema de como voltar ao hotel depois de uma noitada em Budapeste, nada como o confiável Opera Mini fazendo uma busca no Google e encontrando o site da BKV com todas as rotas e horários dos ônibus noturnos. Além disso, o Opera Mini permitiu várias consultas aos guias do Lonely Planet e do Rough Guides nas versões normais de desktop e facilitou a compreensão dos malditos cardápios de restaurantes na língua local com o Babelfish.
O Google Maps Mobile com a sua busca local também foi útil em algumas ocasiões para achar algum restaurante específico e fugir dos sanduíches naturais/McDonald's tão consumidos quando você está numa cidade desconhecida com paladares no mínimo estranhos...
Também fotografei as páginas de várias reportagens de revistas de turismo no meu celular N82 para ter dicas de viagem.
Antes de viajar programei todos os meus trechos aéreos no FlightStats e sem falhas ele me manteve a par da situação dos mesmos quanto a atrasos e outras ocorrências.
Também usei o Vono no N82 para fazer ligações Voip por redes wifi que encontrava pelo caminho, o que me economizou muitos trocados e quebrou um galho quando a operadora do meu cartão de crédito bloqueou o mesmo por suspeita de fraude...
Apesar que devemos evitar as conversões de moeda quando estamos viajando, o WorldMate foi bastante útil para facilitar os cálculos na hora de decidir se valia ou não a pena comprar algo, além de ter informações do tempo e relógios mundiais.
E claro que o tempo inteiro usei o Nokia Maps para me localizar nas cidades, muito mais "geek" do que andar com mapas de papel... ;-)
Agora o que não funcionou...
A versão mobile do LonelyPlanet acabou sendo pouco utilizada pois o conteúdo ainda é restrito e o acesso às informações um pouco lento. Entretanto, cabe ressaltar que o serviço de busca local do site funciona, o chato é digitar o endereço com o teclado do celular.
E por fim, numa noite em Londres resolvi testar o serviço de localização de banheiros públicos por sms e o que recebi foi que o serviço estava temporariamente inoperante. Sorte que foi apenas um teste, não estava numa situação de "vida ou morte"...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Máquina de venda de simcards

Nos ferry-boats (nome chique para balsa) da P&O que cruzam o Canal da Mancha entre a França e a Inglaterra existem máquinas automáticas que vendem simcards de todas as operadoras britânicas. O melhor é que como não é necessário nenhum documento para ativá-los, os mesmos já vêm prontos para serem usados, basta fazer uma recarga.
Boa dica para quem estiver indo para a Inglaterra por ferry-boat e quer usar um simcard de lá para falar ou para acessar a internet por 3G.
Fonte: blog WirelessMoves

domingo, 14 de setembro de 2008

Berlinwise.de - guia de Berlin com artigos do Wikipedia


Certas soluções são tão óbvias que a gente se indaga por que nunca ninguém havia pensado nelas...
Um dos maiores problemas dos guias turísticos para aparelhos móveis, pelo menos até o aparecimento de soluções das principais editoras de guias como a Lonely Planet, Fodor's e Rough Guides, era o conteúdo muito superficial dos artigos, não muito melhor do que um estudante de 8a série pudesse escrever...
O Berlinwise.de, guia concebido para iPhone e outros dispositivos móveis da cidade de Berlin, Alemanha, optou por não "reinventar a roda", apenas colocou na maioria dos artigos um link para o Wikipedia ou mesmo para a Enciclopédia Britannica onde o leitor pode obter informações atualizadas e aprofundadas sobre eles.

Eu encontrei o Berlinwise.de na link para "iPhone Web Apps" do Safari do iPhone/iPod Touch, dentro da seção "Travel". Mas o guia pode ser visualizado sem problemas através do navegador padrão dos celulares S60 ou mesmo através do Opera Mini (sem o modo de visualização para celular) através do endereço http://www.berlinwise.de ou usando o QRcode a seguir:
qrcode

sábado, 13 de setembro de 2008

Nokia Store Duty Free

Quem estiver viajando para a Europa pela British Airways provavelmente irá utilizar o novo Terminal 5 do aeroporto de Heathrow, exclusivo da companhia.
A ala de embarque internacional parece um shopping center, com uma filial da Harrods', Dixons (eletro-eletrônicos), várias griffes de moda e... uma Nokia Store.
Nela é possível mexer em todos os celulares expostos além de oferecer a gama européia completa de telefones e acessórios.
E o melhor, os preços são bem mais em conta do que na Nokia Store da Regent Street em Londres, pois não é cobrado o VAT (value added tax) de aproximadamente 18%.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

TAM vai liberar o uso de celulares nos seus aviões

A TAM anunciou que irá permitir o uso de telefones celulares em seus aviões a partir de 2009. Será liberado o uso para chamadas de voz, sms e tráfego de dados.
Com certeza não será barato, mas pode ser útil para avisar o pessoal no chão quando o avião estiver na fila para pousar no aeroporto de Congonhas...
Mais informações no IDGNow.

Horários de cinema

O blog N Possibilidades informou que está disponível um aplicativo em java chamado Cine Mobits que permite consultar os filmes que estão em cartaz em várias cidades do Brasil.
Para instalá-lo, abra no browser do seu celular o endereço http://cine.mobits.com.br/download/CineMobits.jad ou use o QRcode a seguir:
qrcode

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Celular no metrô de São Paulo

O N Possibilidades, citando outras fontes, postou que já é possível usar o celular na linha Verde (Alto do Ipiranga - Vila Madalena) do metrô de São Paulo e que até o final de 2008 o serviço será estendido a toda a rede.
Só não sei se eu ficaria mexendo num iPhone ou num N95 num vagão do metrô de SP... É pedir para ser assaltado...
Mais informações podem ser obtidas no N Possibilidades.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Informações sobre o transporte público de Budapeste


A BKV (http://www.bkv.hu/english/home/index.html) oferece aos seus usuários um site com informaçòes todos os pontos e horários de ônibus, metrô, bondes e outros meios de transporte público na cidade de Budapeste, Hungria.
Acessando o mesmo, é apresentando um campo de busca ou a possibilidade de escolher uma listagem de cada meio de transporte.

Selecionando, por exemplo, os horários de ônibus, é possível selecionar uma linha específica para obter informações. No exemplo, a linha 16 que sai da estação central do metrô (DEÁK FERENC TÉR VÁ.), passa pela Ponte das Correntes, pelo Palácio Real e pelo Castelo de Budapeste e termina numa praça com uma loja da Saturn (que põe a Fnac no chinelo) e é uma ótima opção para conhecer a cidade e fazer compras tecnológicas...

Selecionada a linha, são exibidos (em húngaro) os pontos de parada e os horários.
Alternativamente é possível fazer uma busca por um ponto de parada específico, no caso da DEÁK FERENC TÉR VÁ., bastando digitar uma parte do nome.

Serão exibidos todas as linhas do transporte público que passam pelo ponto procurado.
Cabe mencionar que descobri este site "na marra" pois estávamos no centro de Budapeste para jantar e não sabíamos que depois da meia-noite o metrô e os ônibus que havíamos feito a "cola" para voltar ao hotel não funcionavam... Uma busca no Google e um tempo para "entender" o site bastaram para que fosse possível achar um ponto dos ônibus noturnos.
O Metro infelizmente não apresentava os horários dos ônibus noturnos também...
Segue o QRcode:
qrcode

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Carregue a bateria de seus gadgets no aeroporto Santos Dumont


Para quem estiver embarcando no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro estão disponíveis estações de recarga de baterias de celulares patrocinadas pela Petrobrás.
As estações também podem recarregar o iPhone e o iPod.
Mais informações no blog macmagazine.

Previsão do tempo em java


O Rodrigo Toledo postou uma nota sobre o Weather, um programa em Java para obter a previsão do tempo em várias cidades do mundo.
Mais info no blog do Rodrigo Toledo.

Wi-Fi... e tomadas!


No aeroporto Charles de Gaulle em París os geeks não apenas tem acesso wi-fi por todo o aeroporto (pago), mas também podem usar seus gadgets em baias como a mostrada ao lado.
Além do conforto de uma mesa e de um banquinho, cada baia possui 3 tomadas elétricas de 220V.
Além disso, em grande parte dos bancos disponíveis no aeroporto existem tomadas para recarregar seus aparelhos. Pelo que vi, sem custo...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Check-in online

A British Airways, como muitas outras companhias aéreas, oferece aos seus passageiros a possibilidade de efetuar o check-in online em seus vôos, inclusive permitindo a impressão do cartão de embarque em sua própria impressora.
No meu caso, o check-in online me salvou de perder um vôo entre Londres e Salzburgo.
Normalmente os trens que ligam a capital britânica ao aeroporto de Gatwick saem de 3 estações, King's Cross St. Pancras, London Bridge e Victoria, sendo que a primeira era bem perto do meu hotel. Fui até lá, comprei o bilhete e depois de rodar pela estação gigantesca como barata tonta procurando a plataforma para pegar o trem, descobri que por algum motivo o mesmo não estava partindo daquela estação, apenas das outras, que ficavam do outro lado da cidade.
Entre correr de volta para o metrô, cruzar a cidade como um tatu, chegar na outra estação, achar a plataforma certa e o trem partir perdi 1 hora. Adicione a isto os 30 minutos de viagem. Em resumo, cheguei no aeroporto 50 minutos antes do horário do vôo.
Normalmente o check-in é encerrado uma hora antes do vôo, o que no meu caso significaria perdê-lo. Entretanto, os passageiros que tenham feito o check-in online podem chegar até 30 minutos antes do embarque sem problemas.
Como eu havia feito isto, bastou entregar as malas para despachar e correr para o portão de embarque. Deu tempo até para tomar uma cerveja para relaxar.
Mais um bom motivo para viajar sempre com o meu kit celular+3g+notebook...

sábado, 6 de setembro de 2008

Dúvidas de um leitor

Um leitor do blog que vai viajar me fez algumas perguntas e achei interessante publicá-las juntamente com meus comentários:

1 - Estou pensando em usar meu E62 ou um N95 com o Nokia Maps como GPS. Porém quando testei o Maps com um N95 de um amigo meu ele me pareceu bastante devagar em criar as rotas (principalmente quando você sai da rota pré-estabelecida). Você recomenda algum outro navegador (já tentei o Nav4all mas ele dá instruções com muitas falhas)? Você sugere algum outro telefone?

Eu já usei o Nokia N95 em duas viagens como o GPS "oficial" e não tive problemas de demora no cálculo e recálculo de rotas. Lembrando que os primeiros N95 possuiam uma versão de firmware que demorava bastante para obter as coordenadas de localização. Este problema foi sanado nas versões mais atuais do firmware do aparelho, que pode ser instalado através do Nokia Software Updater.
Para acelerar o uso do Nokia Maps sugiro:
a. pré-instalar os mapas e comandos de voz dos países a serem visitados através do Nokia Map Loader, que pode ser baixado aqui;
b. habilitar o A-GPS no aparelho para que ele possa receber informações que agilizam o cálculo da posição;
c. habilitar a transmissão de dados GPRS/EDGE/3G para que o A-GPS possa obter as informações dos servidores da Nokia;
d. comprar um suporte baratinho de celular para o para-brisa, permitindo que a antena do GPS tenha uma visada sem obstáculos;
e. leve um carregador veicular pois o GPS "come" bateria.
Agora estou usando um N82 que possui uma antena GPS melhor localizada e muito mais memória que o N95, o que deixa o funcionamento do Nokia Maps bem mais estável.

2- Outro ponto é sobre o SIM card. Achei interessante a solução proposta da operadora 3 (que também tem cobertura na Itália), porém minhas dúvidas é sobre como posso comprar este SIM? Você comprou diretamente na Inglaterra? Existe alguma maneira de comprar diretamente do Brasil? Você conhece alguma outra solução?

Eu comprei o simcard da 3 através do eBay UK e ele foi despachado para o Brasil por carta normal. Não sugiro comprar este simcard pois é necessário fazer uma recarga de 10 libras e os cartões de recarga somente podem ser encontrados no Reino Unido.
Se você dominar a língua italiana, acredito que seja possível comprar o simcard no eBay local (http://www.ebay.it).
Mas também é bem fácil comprar um simcard ao chegar no país visitado, em alguns se pode encontrá-los nas bancas de jornal dos aeroportos juntamente com os cartões de recarga.
Na viagem que estou fazendo, acabei comprando um simcard da Vodafone na Hungria, bastou ir numa loja da operadora com o passaporte em em menos de 10 minutos já estava com ele habilitado. Mesmo sem falar húngaro (que como diz o Chico Buarque, é uma língua que até o diabo respeita...) e com uma atendente que não falava inglês ou português...
Sugiro ativar o roaming de dados da sua linha do Brasil para usar o Nokia Maps sem um chip de lá, se os mapas já estiverem na memória o tráfego de dados é bem baixo, menos de 100kb o que daria R$7 por rota calculada. Dá para quebrar o galho até comprar uma linha local.
Você pode encontrar mais informações sobre as operadoras no Prepaid Wireless Internet wiki nos tópicos sobre os países a serem visitados.

Agradeço se puder me ajudar na preparação desta viagem.

Obrigado desde já!
Adriano

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Meu kit de acesso 3G

Na viagem de férias que estou fazendo usei e abusei da cobertura 3G e dos simcards pré-pagos nos países que visitei.
Na Inglaterra e na Áustria usei uma linha da operadora 3 britânica que me custou 15 libras no eBay e foi mandado para o Brasil. Com mais 10 libras ativei um pacote de 1GB de dados que pode ser utilizado em vários países onde a 3 opera sem taxas adicionais.
Na Alemanha usei uma linha da AldiTalk que pode ser adquirida em qualquer supermercado Aldi do país por 12,99 Euros com 10 Euros de crédito já incluídos. Cada MB trafegado custa 0,24 Euros, assim os 10 Euros permitem aproximadamente 40 MB de tráfego. Como eu já tinha este simcard, comprado numa viagem no ano passado e ainda ativo, fiz uma recarga de 15 Euros suficientes para 60MB de acesso.
Na Hungria usei uma linha da Vodafone cujo simcard custou 1680 Ft (aproximadamente 6,60 Euros). Mais uma recarga de 2000 Ft (aproximadamente 7,80 Euros) e ativei o pacote de 200 MB.
Em resumo, meus gastos para me manter conectado durante esta viagem foram de aproximadamente 30 Euros na Inglaterra e Áustria mais 15 Euros na Alemanha e mais 14,40 Euros na Hungria, dando um total de 59,40 Euros, equivalentes a R$147,00. Compare estes gastos com uma média de 10 Euros de wifi no hotel por hora ou os R$70 por MB cobrados pela Claro em roaming internacional.
Usei muito meu notebook EEE PC e meu Nokia N82 para acessar o Nokia Maps, Google Maps, Opera Mini, Share Online (mandando fotos para o Flickr, World Mate, e-mail. Pelas minhas contas, devo ter trafegado uns 500 MB durante a viagem de 13 dias.
Seguem os links do Prepaid Wireless Internet wiki de cada operadora citada:
3 - Inglaterra
AldiTalk - Alemanha
Vodafone - Hungria

MP3 no celular em aviões

Boas notícias para quem usa o celular como tocador de MP3 e não pode utilizá-lo nas viagens aéreas: a British Airways liberou o uso de celulares que possuam o "Flight Mode" que desliga todos os transmissores de rádio do aparelho (GSM/3G, Bluetooth e WiFi). Os aparelhos apenas deverão ser desligados durante a decolagem e a aterrissagem.
A British Airways inclusive explica que o aparelho deverá ser colocado no "Flight Mode" antes de entrar na aeronave, para que ao ser ligado novamente durante o vôo ele não tente quaisquer transmissão de rádio que possa interferir nos sistemas da aeronave.
As companhias aéreas brasileiras ainda proibem o uso dos telefones celulares mesmo com o "Flight Mode" ativado em todo o percurso.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Finalmente consegui usar o FON!

No centro de Viena, esperando a patroa numa loja, resolvo fazer uma busca por redes wifi e encontro uma rede FON (http://www.fon.com). Para quem não sabe, a FON é uma rede mundial de hotspots onde você compra o roteador deles ou monta uma máquina Linux que faça o roteamento e disponibiliza parte de sua conexão banda larga para que outros usuários FON possam utilizá-la. Em troca, você também pode usar todos os milhares de hotspots FON no mundo, sem taxas adicionais.
Ainda mais, dá até para ganhar uma graninha com quem se cadastrar na FON através do seu hotspot...
Voltando ao assunto, conectado à rede FON deu para fazer alguns minutos de voip via Vono com o pessoal no Brasil, bem como mandar algumas fotos pelo Share Online do N82 para o Flickr.
Seria ótimo que o site com a localização dos hotspots FON (http://maps.fon.com) tivesse também uma versão móvel...
Para quem estiver por lá, o hotspot FON fica perto de uma loja da Adidas no centro antigo da cidade, numa travessa da Stephansplatz e em frente de um ponto dos ônibus 1A/2A/3A que correm no centro antigo.

Apple x Nokia

Em Londres a loja da Nokia (Flagship Store) fica quase em frente da Apple Store.
Na primeira... apenas um geek brasileiro fuçando nos E71, N78, N800, etc...
Na segunda, todos os Macs, iPhones, iPods estavam cheios de curiosos, pessoas comuns que nem sabem direito o que é GPS, 3G, wifi, etc. fuçando e ficando maravilhados com o design e facilidade de uso dos produtos da Apple...
Acho que a Nokia precisa lançar logo o S60 com tela touch... E lançaá-lo com o que os ameriricanos chamam de "Wow! Factor", ou seja, algo que o faça desejado pelos clientes!

Babelfish - tradução online

Estou aproveitando o tempo em um trem de Viena a Budapeste (sem conexão 3G)...
Quando se viaja por países cuja língua não dominamos é comum se deparar com cardápios de restaurantes, cartazes, avisos, etc os quais não temos a mínima noção do sentido. E como Murphy sempre diz, nestas horas nunca há um morador local que fale alguma língua que você entende...
Nestes momentos de aperto usei o velho serviço de tradução Babelfish do Yahoo (http://babelfish.yahoo.com/), que faz a tradução de um texto de várias línguas para outra, mais "compreensível" para os mortais... Basta digitá-lo, tarefa um pouco chata para fazer com um teclado numérico do celular sem a ajuda do T9, selecionar a língua de origem e a qual queremos traduzir e pronto!
Não sei se o Babelfish tem uma versão móvel, mas o site normal funcionou perfeitamente no N82 com o Opera Mini.
Segue o QRCode:
qrcode

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Blog Day 2008

Blog Day 2008
Bom... Foi ontem o Blog Day e como estou viajando só deu para fazer as indicações hoje aqui de Budapeste.

Aí vão:

Rodrigo Toledo

Nokia BR
Blog do Cherto
N Possibilidades
Mundo Gump